A importância da pintura no desempenho de estruturas metálicas

Gostou? compartilhe!

A importância da pintura no desempenho de estruturas metálicas

Uma vez que determinados ambientes apresentam características agressivas para estruturas metálicas, tornam-se necessários cuidados específicos para manter e preservar a construção por um longo período de tempo. Por exemplo, uma edificação exposta a um ambiente não poluído requer um sistema de proteção mínima. Outra, situada em uma área industrial poluída e/ou úmida, necessitará de um sistema mais completo.

Para manter por mais tempo a qualidade de uma estrutura metálica, é preciso estar atento ao principal vilão: a corrosão. Para isso, é necessário evitar certas condições, como a formação de cavidades e frestas onde a água possa ficar acumulada, o contato com outros metais que podem levar à corrosão galvânica (quando um metal corrói o outro) e situações que impossibilitem a realização de limpeza, inspeção e manutenção.

Do mesmo modo, deve-se levar em conta medidas de segurança para manter as estruturas metálicas em condições de sustentar seu empreendimento por longo tempo, tais como: providenciar furos de drenagem para o escoamento da água; projetar os componentes de modo a facilitar a acessibilidade, favorecendo a aplicação, a inspeção e a manutenção do sistema de proteção escolhido; preparar adequadamente a estrutura metálica antes de receber a pintura.

A pintura de estruturas metálicas é de extrema importância para garantir que estas estruturas estejam protegidas contra a corrosão. Um dos principais fatores para garantir o desempenho da pintura é o preparo das superfícies, que devem receber cuidados específicos. A eficiência dos revestimentos depende, principalmente, de uma preparação adequada e de uma superfície limpa, livre de ferrugem, graxa, sujeira e umidade.

A preparação para pintura poderá ser feita através de um dos seguintes modos:

Limpeza manual: executada com ferramentas, como escovas, raspadores, lixas e palhas de aço.
Limpeza mecânica: consiste na remoção das cascas de laminação e de outras impurezas através da utilização de ferramentas mecânicas de raspagem, escovamento e lixamento.
Jateamento: consiste na proteção de um abrasivo, sobre a superfície metálica, propelido pela ação de ar comprimido, para a remoção das cascas de laminação e de outras impurezas.

Considerando-se que uma edificação com estrutura metálica é tratada com respaldo de normas regulamentadoras específicas de segurança, observá-las é um dever da empresa responsável pelo projeto. Em todas as etapas de seu investimento, prefira empresas e profissionais com credibilidade e experiência no mercado, que aliem técnicas internacionalmente conhecidas com o cumprimento de normas técnicas.

Na elaboração de seu sistema de pintura, a Demarchi se preocupa com a qualidade final, materiais utilizados e, sobretudo, com o meio ambiente, atentando-se ao tipo de tinta, a preparação da superfície, a sequência de aplicação, o número de demãos, as espessuras, limpeza da superfície a ser pintada, o tipo de aplicação e as condições de trabalho a que estará submetida a superfície.



Publicado em: 13/07/2017

Gostou? compartilhe!