Aço Inox na Construção Civil

Gostou? compartilhe!

Aço Inox na Construção Civil

Inox é um termo utilizado para classificar uma família de aços resistentes, que contém em sua composição pelo menos 11% de cromo, elemento químico que garante a resistência do material à corrosão.

À medida que o cromo é adicionado à composição do aço, mais resistente ele fica. Elementos como o níquel, o molibdênio e o titânio, também presentes em sua constituição, possibilitam que o inox se torne flexível e possa ser dobrado, soldado, estampado e manuseado de modo a ser utilizado na criação dos mais variados tipos de produtos.

São 5 os tipos de aços inoxidáveis existentes, cada um com um nível, gradualmente, maior de resistência à corrosão. Eles são classificados nas seguintes famílias: ferríticos, martensíticos, austeníticos, duplex (ferrítico e austenítico) e endurecíveis por precipitação.

A resistência do aço inox se deve ao fenômeno de passividade, quando os elementos da liga existente no material reagem com o meio ambiente e o cromo, contribuindo com a formação de uma película fina de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que funciona como fonte protetora contra agentes corrosivos. Essa película formada na área do aço é chamada de película passiva, e sua formação acontece da reação entre o material metálico e a água, quando o ar úmido, se condensa sobre a base fria do metal.

O aço inox está muito presente no dia a dia das pessoas: nos eletrodomésticos, nos utensílios de cozinha, como talheres em geral, baixelas e panelas, por exemplo, na indústria automotiva e, também, na arquitetura e construção civil.

Muitos profissionais que atuam nessas áreas, estão se aproveitando das vantagens do aço inox, que além da resistência à corrosão, também é resistente a altas temperaturas, é moderno e versátil, possui facilidade de limpeza e manutenção, permite acabamentos superficiais diversificados, entre muitos outros benefícios que permitem sua combinação em um amplo número de aplicações, que podem envolver a construção de edifícios e residências, inclusive acabamentos, revestimentos e decoração de interiores.

Os segmentos de arquitetura e construção civil optam pelo uso do aço inox em suas obras, pois o material permite que arquitetos, engenheiros e designers tenham flexibilidade no trabalho desenvolvido, realizando criações arrojadas. As propriedades do aço inoxidável também possibilitam o emprego de espessuras mais finas, o que reduz o peso da construção sem comprometer sua resistência.

Em relação ao custo-benefício, a utilização do aço inox também se torna mais viável economicamente, porque além de garantir mais beleza para a construção, esse material também garante durabilidade e redução de custos relativos a sua manutenção.



Publicado em: 13/07/2017

Gostou? compartilhe!