Casas de aço: quando estruturas metálicas tornam-se tendência

Gostou? compartilhe!

Casas de aço: quando estruturas metálicas tornam-se tendência

A maioria das casas no Brasil são levantadas por meio da alvenaria, uma técnica de construção que compreende a utilização de concreto e tijolos. Porém, uma tendência que vem ganhando força no país é a construção de casas de aço.

Antes, uma opção explorada apenas pelas indústrias ou para a construção de galpões e edifícios comerciais, o aço hoje é uma alternativa moderna e funcional para projetos residenciais. Ação já consolidada em países desenvolvidos, a cada ano surgem projetos residenciais que abraçam essa linha dentro do Brasil.

Em 2009, a Revista Arquitetura & Aço, publicada pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), já abordava o tema, apresentando projetos de residências que tinham o aço integrando suas estruturas, revestimentos, entre outros elementos, tornado a arquitetura mais versátil e harmoniosa.

Alguns dos exemplos apresentados pela revista foram: A Casa Corten, localizada em São Paulo, que se destaca na paisagem urbana com sua fachada em aço patinável; uma residência em Barra do Una, no litoral paulista, inspirada no modelo de construção dos índios Yawalapti, que explora a leveza que possuem as estruturas metálicas; e uma habitação, no Guarujá, que realça a combinação entre aço, madeira e concreto; além de uma casa, em Bragança Paulista, que agrega a leveza do aço, a transparência do vidro e a linguagem contemporânea.

O uso do aço em obras residenciais apresenta muitas vantagens, entre elas: a redução no peso da estrutura e do prazo de construção, melhor aproveitamento do espaço, além de permitir que os arquitetos possam desenvolver designs mais modernos.

O diferencial do aço, já que a consciência ambiental é um dos assuntos em voga nos dias atuais, é o fator sustentabilidade, que incentivou o uso de estruturas metálicas na construção residencial pela razão de ser um material 100% reciclável. Casas de aço utilizam menos matérias-primas e geram menos resíduos durante a construção, também consomem menos energia, tornando-se termicamente mais eficientes por não absorverem calor, deixando, dessa forma, o ambiente mais fresco.

Outras vantagens do uso do aço na construção de residências:

  • Trabalhar com aço, proporciona aos arquitetos mais liberdade de criação;
  • Oferece facilidade para futuras reformas, adaptações e/ou ampliações;
  • Possibilita a harmonização com outros tipos de materiais como tijolos e blocos, madeiras e vidros, por exemplo;
  • Permite mais organização no canteiro de obras;
  • Possibilita a redução no prazo da entrega da obra;
  • Casas de aços são sustentáveis.


Publicado em: 13/07/2017

Gostou? compartilhe!