Estruturas híbridas: interação entre concreto e aço

Gostou? compartilhe!

Estruturas híbridas: interação entre concreto e aço

Tema muito explorando, nos dias atuais, no segmento da construção civil, as estruturas híbridas possuem suas vantagens em relação ao uso isolado do aço ou do concreto na realização de obras em geral.

O uso das estruturas mistas pode reduzir o prazo para entrega da obra, permite a eliminação de escoramentos, redução de custos, pois favorece a racionalização de materiais e mão de obras, diminuição de acidentes de trabalho, torna a obra mais sustentável, pois reduz a geração de resíduos, entre outros benefícios.

A utilização das estruturas híbridas, aço e concreto, em conjunto, tem como objetivo aproveitas os aspectos positivos que cada uma possui em seus componentes, seja para beneficiar a estrutura da edificação ou a sua construção.

As primeiras construções mistas, utilizaram o concreto como material de revestimento, com a intenção de proteger o aço contra o fogo e corrosão, atualmente, seu uso na construção civil atingiu um nível muito maior, sendo possível sua aplicação em diversos elementos estruturais, como lajes, vigas e pilares, seja no levantamento de edifícios habitacionais, comerciais, industriais, entre outras obras.

Sua interação possibilita que eles se deformem como um único elemento, através de meios mecânicos, atritos ou aderência e repartição de cargas, atendendo objetivos específicos para cada tipo de construção. Para isso, basta realizar as combinações adequadas dos materiais para atender cada necessidade.

Para que se forme o sistema misto nas lajes, é preciso aguardar a cura do concreto, dessa forma, as duas estruturas, aço e concreto, solidarizam-se em uma única armação, enquanto as vigas mistas sucedem-se por meio de conectores de cisalhamento, a partir da associação entre vigas de aço com a laje de concreto ou mesmo a laje mista. E os pilares mistos consistem em perfis de aço, preenchidos ou revestidos de concreto.

As vantagens do uso de estruturas híbridas perante a utilização isolada das estruturas de aço e concreto devem ser analisadas no início de cada projeto e escolhidas de acordo com as melhores opções apresentados por cada uma delas, porém todos os processos devem considerar o uso conjunto dos dois materiais, que podem gerar muito mais ganhos do que perdas para a construção civil.



Publicado em: 13/07/2017

Gostou? compartilhe!