Uso do concreto armado

Gostou? compartilhe!

Uso do concreto armado

O concreto é o material mais utilizado na construção civil, empregado na edificação de residências, edifícios, industrias, pontes, estádios e outros tipos de obras, no Brasil e em muitos outros países. Sua resistência aos esforços de compreensão é alta, porém, no que diz respeito aos esforços de tração, sua resistência é considerada baixa.  Então, a partir dessa necessidade, surgiu o concreto armado. 

O produto é resultado da combinação de concreto simples com armações feitas de barras de aço, em seu interior. Desse modo, os dois materiais atuam conjuntamente, unindo a resistência aos esforços de compressão do concreto e a resistência aos esforços de tração do aço. 

O concreto armado é adequado para ser utilizado na fundação de todos os tipos de obras, levantamento de paredes, vigas, lajes e escadas, como na edificação de prédios, viadutos, usinas hidrelétricas, entre outras construções. 

A produção desse material é realizada por engenheiros especializados, também conhecidos como calculistas. Esses profissionais determinam todas as características fundamentais para apropriado desenvolvimento do produto, como a resistência ideal do concreto, por exemplo. 

Um profissional que realiza um planejamento adequado para uma obra, com o uso do concreto armado, pode realizar uma boa economia de matéria-prima. Além disso, o uso desse material possibilitou um avanço na arquitetura, pois possibilitou o desenvolvimento de estruturas maiores e o melhor aproveitamento do espaço.

As vantagens do emprego do concreto armado na construção civil são muitas. Confira algumas delas: 

  • Versatilidade, sua facilidade de modelagem permite que o concreto se adapte a qualquer tipo de forma;
  • Resistência às influências atmosféricas, ao desgaste mecânico e ao fogo;
  • Durabilidade;
  • Rapidez na entrega da obra;
  • Manutenção e conservação de baixo custo;
  • Material com custo relativamente baixo.

Os pré-fabricados em concreto armado da Demarchi Estruturas oferecem recursos para todo tipo de construção, desde a fundação até a cobertura, incluindo pilares, lajes alveolares, escadas, painéis horizontais de concreto para fachadas, mezaninos, entre outros. Solicite já um orçamento!



Publicado em: 13/07/2017

Gostou? compartilhe!